Quanto cobrar na Fotografia de Festa Infantil?
Quanto cobrar na Fotografia de Festa Infantil? – Vejo que tem uma diferença muito grande de valores no mercado de fotografias, tem para todos os tipos de bolsos. Nesse mercado, valores altos nem sempre são sinônimos de qualidade. Conheço fotógrafos que tem pacotes com preços razoáveis e um trabalho bem melhor que alguns fotógrafos com altos preços.
>> Quer ser um fotografo(a) de sucesso? Comece da maneira certa, comece fazendo o curso Fotografe Já <<
Claro que no início da sua carreira como fotógrafo, você fará alguns trabalhos por um valor simbólico, por troca de serviços ou até mesmo para fazer um portfólio, mas isso não pode durar muito tempo. Você tem que valorizar o seu trabalho, pagar suas contas, e reinvestir na sua empresa, em equipamento, em publicidades e etc.
É necessário entender que você deixa a sua família em casa para trabalhar, e você precisa colocar valor nisso. Enquanto o seu cliente está com a família dele, você deixou sua família em casa te esperando. Você não pode trabalhar de graça ou muito barato, você tem que fazer os clientes entenderem que você vive disso. Temos alguns clientes que acabam virando amigos, ou até mesmo amigos que acabam virando clientes e pensam que “é só levar a máquina e fazer umas fotinhas”, mas não é bem assim, os equipamentos custam caro e o seu tempo também. Sempre valorize seu trabalho! Mas como saber quanto devo cobrar?
>> O que você acha de fazer um curso de Photoshop para deixar as suas fotos ainda mais bonitas? <<
Definir o preço do seu pacote não é apenas matemática, claro que você precisa levar em consideração todos os gastos, mas o preço também é grande parte na estratégia de marketing do seu negócio.
Para saber quanto cobrar, você tem que fazer um levantamento de todos os seus custos para manter o negócio, tais como: seu tempo, aluguel, comissões, assistente, gasolina, depreciação dos equipamentos, custo de impressão, custo da sua hora de trabalho e dos seus ajudantes, tempo em que ficarão alocados para cada evento, desde a fotografia até o tratamento das fotos, diagramação, impressão e confecção do álbum.
Este é um resumo de um capítulo do meu livro Fotografia de Festa Infantil, o texto completo você pode ler clicando aqui!
Desde o início da minha carreira como fotógrafo de festas infantis, venho reunindo boas lembranças e experiências que gostaria de compartilhar com vocês neste livro. São anos de muito trabalho, treinamentos, estudo, vivência e busca de conhecimento, sempre aprendendo um pouco mais a cada dia. Porém, sei que nunca seremos perfeitos em tudo o que fazemos, sempre há o que aprender e nunca poderemos agradar a todos, por isso, continuo me especializando e buscando conhecimento a cada ano.